Podcast de aluno de jornalismo discute a contradição da música sobre a mídia
Gravação do Podcast "Takada Show" com Gabriel Takada (dir.) e os membros do FTL |
A educomunicação tem como objetivo inserir a comunicação no campo educacional, por meio de intervenções que variam de utilizar da mídia para educar a educar para a mídia, fomentando o pensamento crítico e tornando o ambiente estudantil mais interessante e dinâmico.
Baseando-se nesse conceito e partindo da contradição "a mídia que critico é a mesma mídia que eu alimento", Gabriel Keiji Takada, 22, aluno de jornalismo da Facopp (Unoeste) e autônomo, desenvolveu um podcast junto a um grupo de TRAP de Presidente Prudente, para ensinar e discutir sobre mídia e o papel da música nessa crítica.
O TRAP E A MÍDIA
A escolha de Gabriel pelo grupo FTL (sigla para F*ck The Law) para fazer parte do podcast Takada Show não foi atoa. O TRAP, subgênero do RAP tem como uma de sua principais características a dura crítica que faz às mais diversas situações e sistemas.
O PODCAST
Com duração de 20 minutos, o programa abordou como tema principal as contradições do RAP e do TRAP ao condenarem a mídia em suas letras mas necessitarem dela para crescimento e divulgação do trabalho, por exemplo. Além do tema central, ainda foram apresentados e discutidos conceitos de mídia e suas funções.O programa completo está disponível no YouTube.
RESULTADOS
Para os participantes do projeto junto ao estudante Gabriel Takada, o resultado do trabalho foi bem positivo. Para Vinícius "Envi" o podcast foi importante pois deu aos rapazes do grupo um lugar de fala, deixando-os falarem o que realmente pensam. "Com certeza mudou vários pensamentos. Gostei dos conceitos de mídia que ele (Gabriel Takada) nos mostrou e a liberdade que nos deu." Foi assim que Sauã, um dos membros fundadores do FTL, definiu o projeto.
___________________________________________________________________________________
Nome do projeto: "Contradições do rap: a mídia que eu critico é a que eu alimento?"
Ano: 2020
Autor: Gabriel Takada
Solicite a peça teórica do projeto: thaisa@unoeste.br
Comentários
Postar um comentário