Jornalismo, Comunicação e Direito: três áreas do conhecimento, um só projeto
As irmãs Larissa e Letícia com os alunos durante o 1º encontro do projeto (Imagem: Cedida) |
Durante o último termo da graduação em Jornalismo da Faculdade de Comunicação Social de Presidente Prudente (Facopp), a grade curricular se divide entre o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e a disciplina de Comunicação e Educação, ministrada pela Profa. Dra. Thaisa Bacco.
Nas aulas, os alunos aprendem sobre a interface entre as duas áreas do conhecimento, que possuem em comum o objetivo de transformar, a partir de duas teorias: Mídia-educação e Educomunicação.
A proposta da disciplina é que um projeto seja aplicado em alguma instituição, que pode ser privada ou pública, como escolas, ONGS, igrejas, centros de assistência social ou de ressocialização, entre outros, visando formar cidadãos pensantes, críticos, criativos e ativos.
O local escolhido pela aluna Larissa Biassoti, quase jornalista, foi uma escola em Presidente Prudente da qual são é ex-aluna, a E. E. Maria Luiza Ribeiro Formozinho.
SOBRE O PROJETO
Ao voltar à escola que estudou do ensino fundamental ao médio, Larissa conta que pode “ir além da informação”. Esse foi um dos principais benefícios para a aluna ao aplicar o projeto “Curtas-metragens: Plenário da Câmera”.
Os encontros começaram em 11 de agosto de 2019 e contaram com a participação de 28 alunos do 8º ano do ensino fundamental, sendo resultado da pesquisa científica ‘Produção audiovisual educomunicativa no ensino fundamental II como reflexo do aprendizado da Constituição Federal’, cujo desenvolvimento Larissa compartilha com a irmã-gêmea, Letícia Biassoti, estudante de Direito.
Durante as oficinas, os alunos puderam compreender a importância da Constituição Federal e debater questões embasadas nos artigos 1º, 3º e 5º, que trabalham assuntos como respeito, dignidade da pessoa humana, cidadania, direitos e deveres. “São conceitos que, se plantados desde cedo, você faz com que a criança cresça livre de preconceitos, por exemplo”, explica Larissa.
A ideia principal era que os estudantes fossem os protagonistas do projeto, ao passo que as aplicadoras fossem as responsáveis por impulsionar, por isso, o trabalho se apoiou na teoria da Educomunicação.
EDUCOMUNICAÇÃO?! O QUE É ISSO?
Em seu livro Formação de Professores Para o Uso da Mídia na Escola, a pesquisadora Thaisa Bacco explica que “a educomunicação tem como um dos objetivos ampliar o coeficiente comunicativo em qualquer espaço, a partir de projetos de diferentes disciplinas”.
A mídia, na teoria educomunicativa, não precisa ser apenas analisada, mas também utilizada. Para Larissa, ela pode servir como “um recurso capaz de garantir as necessidades educativas, gerando um equilíbrio entre os estudantes de forma democrática, proporcionando diversas formas de aprendizado que fogem do tradicional”.
RESULTADOS
Depois de todo suporte teórico, chegou a vez da prática. Os alunos aprenderam todos os processos que englobam a produção de um produto audiovisual, das técnicas jornalísticas necessárias para garantir uma informação compreensível e de qualidade, até as etapas de pré-produção (pesquisa e roteiro), produção (gravação) e pós-produção (edição).
Os conhecimentos resultaram em seis vídeos de, em média, três minutos cada, onde os alunos puderam mostrar os rostinhos e transmitir suas percepções sobre os assuntos aprendidos.
A produção foi apresentada no 4º Colóquio de Comunicação e Educação e ficou em 2º lugar entre os projetos mais votados. Assista no link os vídeos produzidos pelos alunos da E. E. Maria Luiza Ribeiro Formozinho que participaram da oficina.
Sorrindo, Larissa chega a conclusão de que o projeto acabou por alterar a consciência dela. “Ter que lidar com todos os quesitos que norteiam essa troca de conhecimento, os problemas que surgem dentro das salas de aulas, acabaram por me transformar”, conta.
Para encerrar, fica a dica: a aluna gostaria de aplicar o projeto em outros espaços. Quem sabe não pode ser em algum local da sua comunidade, já pensou? Como dizia Paulo Freire, “se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”.
___________________________________________________________________________________
Nome do projeto: "Produção audiovisual educomunicativa no ensino fundamental II como reflexo do aprendizado da Constituição Federal"
Ano: 2019
Autor: Larissa Biassoti
Solicite a peça teórica do projeto: thaisa@unoeste.br
Comentários
Postar um comentário