Análise crítica da mídia é tema de oficina de mídia-educação em Prudente
Com a alta produção de conteúdo produzido a todo minuto nas mídias, está cada vez mais difícil saber quem está falando a verdade ou em qual viés está se utilizando para isso. Pensando nisso, o estudante do 7º termo de jornalismo da Faculdade de Comunicação Social de Presidente Prudente, Heitor Pedroso Alves da Silva, 27, foi em busca de reunir um grupo de pessoas interessadas para desenvolver a conscientização crítica a respeito da mídia.
“Este tema sempre me interessou, fiquei motivado de trabalhar sobre o impacto social que os veículos de comunicação, como as pessoas são transformadas pela mídia. Eu queria mostrar essa visão para as pessoas”, afirma Heitor Pedroso.
Projeto
Nomeado “Oficina de análise crítica de mídia para alunos da Faclepp”, o projeto teve duração de quatro horas e aconteceu no dia 09/11/2019 (sábado), em uma sala de aula do bloco 1, do campus 2 da Unoeste, em Presidente Prudente (SP).
O trabalho teve como base a mídia-educação, ou seja, procurou educar os cidadãos para entender e pensar criticamente sobre as mídias na qual estão expostos diariamente. No caso deste projeto, o objetivo foi preparar futuros profissionais da educação a desenvolverem esse pensamento.
Os principais temas desenvolvidos foram a questão da intencionalidade dos veículos, posicionamento político e ideológico, manipulação e uso das redes sociais.
Ao todo, participaram do projeto duas alunas da Faclepp, sendo uma estudante de letras e outra de pedagogia. De acordo com um diálogo em sala no dia da oficina, Heitor Pedroso conta que as estudantes ficaram satisfeitas com o resultado e afirmaram que não tinham noção de como o assunto é amplo e como alguns fatos ficaram mais claros.
Na opinião do autor do projeto, o trabalho poderia ter sido melhor. “Não saiu como eu esperava. As pessoas estão interessadas, mas o perfil do público que eu queria trabalha e não teve muita adesão”.
Na prática
Durante a oficina, o estudante Heitor Pedroso apresentou slides para fundamentar os argumentos. Um dessas imagens foi a capa de uma das edições do Estadão em 2016, durante a abertura das Olimpíadas no Rio de Janeiro (RJ).
“Procurou mostrar com uma série de imagens que tudo que você consome tem uma mensagem por trás, existe uma intencionalidade. Uma foto não é colocada à toa”, destaca Heitor Pedroso.
Como atividade prática, as participantes leram um texto e tinham como objetivo identificar e mudar a intencionalidade que a matéria estava levando.
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Nome do projeto: "Oficina de análise crítica da mídia para alunos de graduação da Faclepp"
Ano: 2019
Autor: Heitor Pedroso
Solicite a peça teórica do projeto: thaisa@unoeste.br
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