Estudantes do ensino médio produzem podcast sobre saúde mental
Isabelle ensinou os estudantes a produzir pauta e roteiro para podcast |
A escola estadual Mirela Pesce Desiderio, da Cohab de Presidente Prudente foi escolhida como local para ser aplicado o projeto de intervenção de Comunicação e Educação da aluna Isabelle Voltareli.
A disciplina de Comunicação e Educação faz parte da grade curricular do oitavo termo de jornalismo. No qual os estudantes aplicam o conhecimento adquirido em sala de aula com projetos de intervenção para a sociedade escolhendo entre trabalhar educomunicação ou mídia-educação.
No caso de Isabelle, ela optou por educomunicação que é um campo teórico prático onde pode-se usar algumas áreas de intervenção. No projeto proposto pela estudante, ela usou a educação para a comunicação, uma vez que através da mídia escolhida, os alunos puderam abordar temas sociais.
Com o tema “O uso do podcast para análises sobre depressão, ansiedade, suicídio e reconstrução histórica da mulher na sociedade”, 80 alunos do segundo ano do ensino médio, participaram do projeto por meio de uma oficina onde eles aprenderam a teoria e prática jornalística aplicada a essa mídia que é relativamente nova e esta caindo no gosto dos jovens.
As oficinas foram realizadas nas terças, quintas e sextas-feiras, durante as aulas da professora Adriana Brancatti, na disciplina de História. Isabelle contou que o grêmio estudantil da escola já estava com a ideia de falar sobre doenças mentais e tinham o intuito de criar um canal para isso. A proposta dela só juntou o útil ao agradável.
Na primeira semana foi apresentado a teoria e desenvolvimento das pautas. Na segunda, os alunos fizeram a produção e gravaram. O adolescentes buscaram conhecimento sobre o tema proposto e trouxeram dados para abordar o tema com segurança e propriedade. “Os alunos tiveram interesse em pesquisar e falar sobre ansiedade, depressão e suicídio, entendendo a importância de abordar esses temas.”
Na semana seguinte ficou livre apara editar o material gravado. Os estudantes Marcely Goncalves, Giovanni Marrafon e Kauan de Holanda puderam participar da edição juntamente com o técnico de som da Facopp, Jesley Almeida.
Já na ultima semana, foi o momento de analisar os resultados e fazer a avaliação do produto e do projeto. Segundo Isabelle, houve interesse da gestão em produzir mais podcast pois perceberam a relevância em falar sobre o assunto. “O pessoal ficou gostinho de quero mais.”
Para a professora Adriana, a importância deste projeto vai além de apenas abordar temas relevantes e ajudar o estudante a enxergar melhor a realidade. Também ajuda eles a perderem o medo de falar, melhora a autoestima e eles podem ver o jornalismo como possibilidade de uma futura profissão.
A estudante avalia o projeto como algo positivo na sua vida acadêmica e profissional. “Eu fiquei muito feliz em saber que consegui plantar a semente de faze-los refletir, já que para eles significou como algo inovador e educativo.” .
Os podcasts já estão disponíveis na plataforma digital Spreaker. Para ouvi-los e só acessar aqui. https://www.spreaker.com/show/1-suicidio-nao-silencie
___________________________________________________________________________________
Nome do projeto: "O uso do podcast para análises sobre depressão, ansiedade, suicídio e reconstrução histórica da mulher na sociedade"
Ano: 2019
Autor: Isabelly Voltarelli
Solicite a peça teórica do projeto: thaisa@unoeste.br
Comentários
Postar um comentário