Formando em Jornalismo realiza oficinas fotográficas para jovens no ambiente religioso

Observar o que está em volta, fotografar, refletir e publicar, foram os conceitos mantidos durante o Projeto de Intervenção da disciplina de Educomunicação, do oitavo termo de Jornalismo, do aluno Rodrigo Moraes, desenvolvido na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Parque Cedral, em Presidente Prudente (SP).

Com base nos conceitos de mídia-educação, o projeto utilizou a fotografia como ferramenta pedagógica para ensinar os jovens a criar imagens com um olhar mais elaborado e mais crítico na hora de selecioná-las. Iniciado na segunda semana do mês de outubro e finalizado no final do mesmo mês, o projeto intitulado “Mídia-Educação: Conhecendo a fotografia nas igrejas e aprendendo a fazer postagens nas redes sociais da paróquia para os jovens” contou com a participação de 6 pessoas, com faixa etária entre 16 a 23 anos. 

De acordo com o idealizador do projeto, a ideia era envolver os jovens com os conceitos básicos da fotografia até a formulação de postagens para o Facebook da Paróquia, com o intuito de melhorar a comunicação, fornecer informações precisas e visualização do público. 

Saídas fotográficas 

Com o total de 3 encontros, no primeiro encontro os alunos já tiveram a prática fotográfica após a parte teórica. Os participantes produziram uma fotografia pelo celular, com a temática livre e em seguida, formularam uma legenda. Segundo o idealizador do projeto, Rodrigo, o objetivo era avaliar a forma com que eles analisavam o conteúdo que produziam. 

No segundo, os participantes tiveram contato com uma câmera profissional, mas em mente que com as ferramentas que o celular oferece, era possível produzir fotografias de alta qualidade e dentro dos conceitos apresentados.

Última Página

No final, os alunos produziram as fotografias dentro da igreja que seriam publicadas na página do Facebook. Porém, por conta de alguns obstáculos, a etapa não foi possível. Segundo Rodrigo, o impasse aconteceu por conta dos problemas de saúde do padre, que impossibilitou a comunicação com o responsável pela página da Paróquia. Com isso, não conseguiram ter uma avaliação do público na rede social.  

Fora isso, Rodrigo conta que o projeto teve resultados bons, mas a maior dificuldade foi enfrentar o pensamento dos jovens de que com as tecnologia do celular, construir uma fotografia bem pensada seria muito fácil. Por isso, foi importante fazê-los pensar nas fotos que produziam, o conteúdo e o que estavam querendo transmitir. Além disso, mostrar o poder que o celular tem quando o assunto é fotografar. 

____________________________________________________________________

Nome do projeto: "Mídia-educação: conhecendo a fotografia nas igrejas e aprendendo a fazer postagens nas redes sociais da paróquia para os jovens"

Ano: 2019

Autor: Rodrigo Moraes

Solicite a peça teórica do projeto: thaisa@unoeste.br

Comentários