Casa da Criança e Adolescente de Pirapozinho-SP é palco de projeto de rádio

Proposta de intervenção educomunicativa promoveu reflexão sobre produtos de mídia com 19 crianças 


A casa da Criança e do Adolescente (CCA) de Pirapozinho-SP recebeu a aplicação de um projeto de rádio que uniu as áreas comunicação e educação para promover o desenvolvimento crítico e reflexivo de 19 crianças.

O projeto educomunicativo da radialista e estudante de Jornalismo do 8° termo, Regina Santos, 44 anos, transformou jovens de 10 a 14 anos em produtores, repórteres e apresentadores durante 11 encontros semanais para a criação de um jornal falado, o Jornal CCA.

Profissional de comunicação há 24 anos, a futura jornalista conciliou a área de trabalho e estudo no projeto intitulado “Jornal CCA: produto radiojornalístico desenvolvido com a intervenção da educomunicação por estudantes da casa da criança e adolescente de Pirapozinho-sp”.

“Por meio do projeto eu pude viver a experiência de conhecer adolescentes de várias idades e personalidades por estar em contato com eles em uma realidade fora da rotina diária. Além disso, tive o privilégio transmitir os meus conhecimentos”, diz Regina. 

A proposta de intervenção da aluna é uma atividade requisitada na disciplina Comunicação e Educação, ministrada pela profa. dra. Thaisa Sallum Bacco como parte dos requisitos necessários para se formar no curso de Jornalismo da Facopp (Faculdade de Comunicação de Presidente Prudente). 

Nas aulas da doutora os estudantes aprendem duas importantes teorias da área: mídia-educação e educomunicação. O segundo conceito foi o escolhido por Regina Santos para desenvolver o projeto, por se tratar de um campo de intervenção que propõe educar por meio da utilização de recursos midiáticos e refletir sobre diversas mídias.

Jornal CCA

Ao longo dos meses de outubro e novembro de 2019, Regina Santos foi à Casa da Criança e Adolescente de Pirapozinho 11 vezes, sempre às segundas e sextas-feiras, para se reunir das 9h às 11 com 19 jovens que frequentam a ONG a fim de que eles produzissem o Jornal CCA.

Durante os encontros os alunos aprenderam a produzir pautas, a fazer entrevistas a apresentarem um jornal falado. A atividade possibilitou a ampliação das habilidades comunicacionais dos alunos e o desenvolvimento do olhar critico e reflexivo. 

No dia 20 de setembro, primeiro encontro, a estudante educomincadora conheceu as dependências da Casa da Criança e do Adolescente, se reuniu com a Irmã Cândida, coordenadora do local, e explicou sobre o que tratava o projeto e verificou a disponibilidade de dias e horários para os encontros. 

Em 25 de setembro Regina Santos foi apresentada para o educador social Abel, responsável pela turma que desenvolveu o Jornal CCA, e foram definidos dias e horários para a aplicação do projeto. Desta forma, no dia 30 de setembro, a educomunicadora encontrou-se com os alunos pela primeira vez os para uma conversa.

Os encontros se seguiram até o dia 13 de novembro, data da avaliação do projeto. Na semana anterior, em 08 de novembro, ocorreu a apresentação do Jornal CCA. Estiveram presentes os grupos responsáveis pelo desenvolvimento do projeto, familiares, assistidos pela ONG no período matutino e funcionários.  

“Para mim foi importantíssimo realizar este projeto. Eu senti que essas crianças precisavam obter o conhecimento que eu fui levar. Percebi que elas tinham essa necessidade e que eram capazes de produzir mídia por acreditar que isso teria um poder transformador para elas”, afirma Regina Santos.

A instituição de 27 anos presta serviço de convivência e fortalecimento de vínculos com proteção social básica para crianças e adolescentes de 6 a 16 anos e oferece atendimento para suprir as necessidades dos assistidos, com a finalidade proporcionar a inclusão dos que foram retirados do trabalho infantil ou submetidos a outras violações. 

_________________________________________

Nome do projeto: "Jornal CCA: produto radiojornalístico desenvolvido com a intervenção da educomunicação por estudantes da Casa da Criança e Adolescente de Pirapozinho (SP)"

Ano: 2019

Autor: Regina Custódio

Solicite a peça teórica do projeto: thaisa@unoeste.br

Comentários