Projeto de educomunicação ensina alunos do ensino fundamental linguagens fotográficas

O projeto intitulado “Educomunicação: conscientização do meio ambiente no contexto contemporâneo a partir de amostra fotográfica”, realizado pelo aluno de jornalismo Lucas Cardozo, mostrou um olhar diferente sobre fotografia. O projeto integrou práticas fotográficas com alunos de 13 a 14 anos da escola EMEIF e Suplência Monteiro Lobato de Sandovalina-SP. As oficinas aconteceram no mês de novembro deste ano e o resultado é uma mostra fotográfica e uma página do Instragram que ocorreu no dia 13 de novembro na própria escola. 

Neste projeto, Lucas fez todo seu planejamento e, na primeira etapa, apresentou seu projeto aos professores, coordenação e diretor da escola. De início a professora de Língua portuguesa Fabiana Damascena ficou muito interessada com o projeto e propôs a ele que fosse apresentar aos alunos do 8a ano da escola. Após a apresentação, os alunos adoraram a ideia, tiveram aulas sobre linguagem fotográficas e técnicas, depois os mesmo puderam colocar tudo em prática. 

Todas as imagens foram feitas por aparelhos celulares, ao total, foram mais de 200 fotografias produzidas, foram selecionadas 32 imagens, ou seja, duas por alunos. Durante a seleção dessas imagens, foram realizadas em conjunto com a sala, pois todos puderam dar suas opiniões durante as escolhas juntamente com Cardozo e desenvolvida legendas para compor suas fotos. 

Cardozo escolheu a escola por ter mais familiaridade com o local e por já ter aplicado curso de fotografia para crianças. A fotografia já vem sendo aprimorado por ele, até mesmo por ter formação. Ele conta que mesmo sendo algo foram do convívio, a escola acolheu muito bem o projeto. “Nunca imaginei dando aula, a experiência que tive vai ficar marcada na minha vida contribuindo muito para minha formação”. Ele conta que, os resultados foram surpreendentes, até mais do que foi esperados por ele e toda direção. 

Para a diretora Cleuza Alves dos Santos, fala da importância do projeto para o curriculum educacional e profissional dos alunos. O projeto foge literalmente dos padrões de ensino comum. Pois, para ela o projeto foi uma nova forma de ensino para os alunos, onde que os mesmos puderam ter uma nova visão do uso da mídia na escola e despertou-se nos alunos um novo formato de produção de conteúdo, onde que eles mesmos podem estar criando seus próprios conteúdos.

O conceito que embasou o projeto foi o da Educomunicação, que une a comunicação à educação no processo de aprendizado, isto é, imbricando os dois com uma finalidade educativa. E como área de intervenção, o projeto utilizou a Expressão Comunicativa Através das Artes, que busca desencadear no aluno o potencial criativo.

___________________________________________________________________________________

Nome do projeto: "Educomunicação: conscientização do meio ambiente no contexto contemporâneo a partir de mostra fotográfica"

Ano: 2019

Autor: Lucas Cardoso

Solicite a peça teórica do projeto: thaisa@unoeste.br

Comentários