Projeto de Educomunicação atravessa divisa entre Estados e transforma a Pastoral da Comunicação
Mil quilômetros. Essa é a distância entre Presidente Prudente, no interior de São Paulo, e a cidade maravilhosa, capital do Estado homônimo do Rio de Janeiro. Mas para o aluno de jornalismo Evandro Brandi Marques, a distância foi um mero detalhe no desenvolvimento do seu projeto intervencionista de Educomunicação.
Bastante espiritualizado, Evandro vê com entusiasmo as possibilidades de mesclar essas duas paixões: Jornalismo e a religião católica. Então, quando surgiu a oportunidade de desenvolver um projeto de intervenção dentro dessas circunstâncias, ele agarrou a oportunidade.
“Eu tinha uma viagem programada pro Rio entre os dias 12 e 20 de outubro, então a logística se tornou fácil”, conta Evandro, que também contou com a ajuda do primo, Guilherme Antônio Brandi de Oliveira Júnior, que é frequentador da Paróquia Santo Antônio de Água Santa, no Rio de Janeiro.
O projeto
Sob a orientação da Prof. Dr. Thaisa Sallum Bacco, o trabalho de Evandro, que é parte da disciplina de Comunicação e Educação da graduação pela Faculdade de Comunicação de Presidente Prudente (Facopp), tinha um objetivo claro: aprimorar o gerenciamento e produção de conteúdo para a página do Facebook da Pastoral.
A interface da Educomunicação, uma das áreas de estudo entre Comunicação e Educação, comtempla, entre outras abordagens, o uso da Educação para transmitir conhecimento sobre alguma ferramenta de mídia – no contexto do projeto de Evandro, o Facebook.
Antes de tudo, Evandro precisava conhecer a fundo o trabalho da Pastoral da Comunicação. “Eu estudei a página do Facebook da Paróquia, para poder preparar meu material. Eu tinha experiência com redes sociais por conta do meu estágio anterior e isso ajudou”, conta.
Ao longo de quatro encontros (dos quais dois foram teóricos e dois práticos), o graduando apresentou os conceitos da ferramenta Facebook para os integrantes da Pastoral e mostrou a eles como melhor utilizá-la. Além disso, realizou também uma oficina de fotografia e promoveu conhecimento sobre textos para internet e alcance orgânico e pago na rede social.
Feedback e aprendizado
Para os participantes, a iniciativa trouxe vários benefícios. “Aprendi diversas utilidades como app para editar as mídias postadas, como funciona a regra do algoritmo do Facebook, dicas para ser mais objetivo nas postagens, mensagens automáticas, a melhor escolha das postagens, entre outras coisas”, diz o jovem aprendiz Gabriel Perpétuo, 20.
A duração limitada, porém, gerou uma crítica agridoce para o projeto, uma vez que vários participantes gostariam de ter mais tempo para desenvolver os conceitos e a prática. Ainda assim, o despertar do interesse nos participantes não deixa de ser um ponto positivo para Evandro: “Eu vejo que, se eles querem mais, é porque deu certo”. O aluno também afirma que o resultado do projeto o motivou a tentar executá-lo nas Pastorais em Presidente Prudente, onde vive.
Já para Evandro, a mudança que o projeto proporcionou foi mais pessoal. “Foi muito importante pra mim. Me ajudou a desenvolver minha fala em público e também a lidar com o choque cultural”, ele diz, sobre as diferenças que sentiu entre o interior paulista e a capital fluminense.
Nome do projeto: "Educomunicação como ferramenta de aperfeiçoamento para página do Facebook da Pastoral da Comunicação"
Ano: 2019
Autor: Evandro Marques
Solicite a peça teórica do projeto: thaisa@unoeste.br
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