Aluna une Jornalismo e Literatura em projeto de mídia-educação em Tarabai (SP)

Na reta final da graduação, em que os estudantes estão praticamente a alguns passos de encerrar mais um ciclo, a aluna Caroline Luz do 8º termo de Jornalismo, uniu a sua paixão por literatura para realizar as atividades teóricas e práticas da disciplina Comunicação e Educação ministrada pela profa Dra. Thaisa Sallum Bacco.

Seu projeto de mídia-educação foi intitulado de Confidência mídia-educativa do Tarabaino: Poesia, identidade e intertextualidade a partir de Drummond e contou com a participação de dois integrantes, Jonata Mackyuri e Leonardo Ramos, ambos de 16 anos. 

Caroline Luz, egressa da escola E.E Deputado Felício Tarabay, conta que quando fez o convite ao coordenador pedagógico Jean Bianchi para dar iniciou ao projeto, pensou que a procura seria maior, de tal forma que a quantidade de participantes a assustou de início. “O que me manteve firme todo o tempo e eu via que realmente acontecia, era a transformação, além do meu sonho de ser professora”, afirma.  

DRUMMOND EM AÇÃO! 

Durante sete encontros, Luz trabalhou acerca do poema Confidência do Itabirano do poeta Carlos Drummond de Andrade, a fim de questionar a valorização regional, a consciência de onde de vive, da cidade em que se mora, e principalmente, de quem se é diante o espaço em que se habita, só que em relação a cidade de Tarabai. 

Além de trazer essas reflexões aos dois alunos, Carol também trouxe reflexões para dentro de si, já que durante o trabalho ela identificou que o problema não é a falta de conhecimento em si sobre o poeta, e sim sobre a literatura no Brasil, de modo que a fez ter ainda mais vontade de leva-la de maneira diferente para as aulas de sala.  

As oficinas foram divididas da seguinte forma: Bate-papo para apresentar a proposta do projeto; estudo sobre poesia; biografia de Drummond; interpretação sobre identidade por meio de dinâmicas; produção poética; produção fotográfica de lugares da cidades; por fim, publicação das poesias.   

 “O Jonata sempre trouxe toda a sua sensibilidade para as aulas, ele já tinha o seu caderno de poesias, mas ficava claro que ele não tinha esse espaço dentro da escola para dar opiniões, para participar”, lembra Luz. 

Assista ao vídeo e veja o que o Jonata, o Leonardo, assim com o coordenador pedagógico, Jean, disseram sobre a iniciativa! 

https://www.youtube.com/watch?v=HK8-mFWeYvQ

MAS, QUE TEORIA É ESSA? 

A mídia-educação é um campo do saber que forma cidadãos críticos, ativos e criativos, já que promover debate acerca das tecnologias da informação e comunicação faz parte do seu objetivo.  

Para Luz, foi fundamental utilizá-la essa teoria, já que essa possibilidade uma troca mais íntima entre os participantes, além de fugir do tradicional visto nas classes. “Ela é uma prática militante, foge completamente do comum,  não existe aquela pressão do Estado da escola ter que cumprir metas, ter a preocupação com os números e isso facilita na troca do conhecimento”, pontua. 

CONQUISTA

E não pense que a estudante conquistou apenas o coração dos poetas da sua cidade, ela também levou o terceiro lugar no 4º Colóquio realizado na Facopp, em que seus colegas de sala votaram e escolheram em seu projeto entre os vencedores. 

CHEGA DE ANSIEDADE! 

Confira os poemas e sinta Tarabai sob o ponto de vista dos estudantes! 

___________________________________________________________________________________

Nome do projeto: "Confidência mídia-educativa do tarabaíno: poesia, identidade e intertextualidade a partir de Drummond"

Ano: 2019

Autor: Caroline Luz

Solicite a peça teórica do projeto: thaisa@unoeste.br

Comentários