Aluno desenvolve projeto de educomunicação para cooperativos de coleta seletiva de Mirante do Paranapanema
O projeto intitulado como “Educomunicação e fotografia: capacitação de cooperativa de coleta seletiva para divulgação de atividades”, foi o trabalho realizado pelo o aluno do 8° termo de Jornalismo, Renãn Socostiuc, e apresentado no IV Colóquio de Comunicação e Educação da Faculdade de Comunicação Social "Jornalista Roberto Marinho" de Presidente Prudente.
A educomunicação nada mais é do que promover uma área de intervenção que une a educação e a comunicação como forma de inserir, educar, formar, informar e transformar o ser humano.
A partir disso, a ideia de trabalhar com o tema, surgiu depois que o estudante passou a ter contato com esse público, desenvolvendo atividades jornalísticas na Prefeitura de Mirante do Paranapanema.
“Eles são um grupo de seis alunos, com idades entre 30 a 60 anos. Além disso, trabalhar com essas pessoas foi algo diferente, pois precisei adequar os conteúdos para uma linguagem coloquial e acessível para todos”, conta Renãn.
DESENVOLVIMENTO DA IDEIA
As aulas foram divididas em oito encontros. No primeiro dia, o aluno entregou um cronograma com os conteúdos que seriam trabalhados. No segundo, houve uma oficina de fotografia. Utilizou-se a peça prática como material fotográfico, para discutir os assuntos da aula anterior. Os cooperados puderam manusear o material, fotografar e entender sobre os ângulos, planos, composição, luz, e outros elementos que constituem uma fotografia.
Já no terceiro, houve uma aula teórica sobre as redes sociais e mídias sociais, e quão beneficiador seria o bom uso dessa interação digital na divulgação do trabalho que a cooperativa desenvolve. Na quarta aula foi discutido a prática com as redes sociais. O quinto dia teve a entrega das fotos tiradas e editadas (pelo próprio aplicativo do Instagram) e houve a nossa última discussão sobre as aulas. O sexto dia, foi marcado pela entrega do certificado para os que estavam presentes. Os dois últimos encontros, foi a avaliação entregue aos alunos.
De acordo com a secretária de Meio Ambiente, Rafaela Gonçalves, a oficina foi algo útil e muito proveitosa.
“Foi de grande ajuda todo esse conteúdo e toda a disponibilidade do discente. A importância na divulgação do trabalho como forma de conscientização de mais pessoas, visto que, no fim de 2019, será empregado a coleta seletiva para toda a população do município”.
As fotos podem ser encontradas no Instagram criado pelo aluno para a divulgação da oficina.
___________________________________________________________________________________
Nome do projeto: "Cocamp: a educomunicação como projeto de capacitação em fotografia para catadores de recicláveis"
Ano: 2019
Autor: Renãn Socostiuc
Solicite a peça teórica do projeto: thaisa@unoeste.br
Comentários
Postar um comentário