Alunos utilizam blog educomunicativo como ferramenta de aprendizagem colaborativa

Ao todo, 34 alunos participaram dos encontros semanais (Créditos: Adriano Batista)

Para ampliar as possibilidades de aprendizagem dos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II, do Colégio Multiplus School de Presidente Prudente (SP), e revisar o conteúdo estudado na disciplina de português, o acadêmico Adriano Batista que cursa o último ano da faculdade de jornalismo, desenvolveu o projeto intitulado “Blog educomunicativo como ferramenta para a aprendizagem colaborativa e revisão do conteúdo ensinado em aula”.

Neste trabalho o estudante aplicou a educomunicação, uma interface da Comunicação e Educação utilizada para que cidadãos possam desenvolver criticidade, olhar crítico e reflexão em relação aos produtos midiáticos oferecidos e consumidos diariamente.

Etapas

Para a aplicação do projeto, o estudante dividiu a sala de 34 alunos com idades entre 13 e 15 anos, em sete grupos. Foram realizados seis encontros semanais, as segundas-feiras, no horário matutino, com duração de 50 minutos. 

Nesses encontros os alunos desenvolveram sete blogs e produziam posts relacionados ao conteúdo da disciplina de português estudada, com foco nas orações subordinadas adverbiais, com texto, fotos, vídeos e hiperlinks. O educomunicador explica que foi um passo importante trabalhar a educomunicação. “É muito singelo pela doçura e inocência”.

Os blogs produzidos pelos adolescentes ocorreram entre os meses de outubro e novembro:

PORTUGUÊS 24/7 

MULTI ON 

APORTUGUESANDO BLOG 

MULTIPLUS ENSINANDO 

INFOPORT  

MULPORT  

ABYSSKIM 

Adriano conta que os alunos se mostraram comprometidos com a proposta e conseguiram fazer as postagens até a data de exibição dos resultados. Para o educomunicador trabalhar com os adolescentes foi um “exercício de empatia constante”. Ele acrescenta que é uma “forma alternativa e rápida das crianças revisarem o conteúdo das aulas”.

_____________________

Nome do projeto: "Blog educomunicativo como ferramenta para a aprendizagem colaborativa e revisão do conteúdo ensinado em aula"

Ano: 2019

Autor: Adriano Batista

Solicite a peça teórica do projeto: thaisa@unoeste.br

Comentários