Blog Conectar: uma reflexão epistemológica sobre a evolução dos projetos de intervenção realizados por alunos do 8º termo de Jornalismo

Desde 2017, a disciplina de “Comunicação e Educação” integra a grade curricular do curso de Jornalismo da Faculdade de Comunicação Social “Jornalista Roberto Marinho” de Presidente Prudente (Facopp). Ministrada pela Profa. Dra. Thaisa Sallum Bacco, os alunos do 8º termo são introduzidos às teorias que relacionam os campos da Comunicação e da Educação para que conheçam mais uma das diversas frentes pelas quais o profissional de comunicação pode se inserir no mercado e aplicar seus conhecimentos. 

Durante o primeiro bimestre, a disciplina recebe maior foco teórico para que os discentes entendam a ligação entre as áreas, conheçam e diferenciem as teorias de Educomunicação e Mídia-educação e descubram exemplos de aplicação do conteúdo. A partir do conteúdo aprendido, já no segundo bimestre, os alunos escolhem uma das teorias para aplicar um projeto de intervenção individual com orientação da professora Thaisa Bacco. O tema, o local a ser aplicado e a mídia utilizada no projeto são livres para que os futuros jornalistas possam seguir de acordo com o que mais se identificam.

Após a execução do trabalho, no final do termo, os alunos apresentam seus resultados no “Colóquio de Comunicação e Educação” e produzem matérias jornalísticas sobre os projetos realizados para que sejam postadas aqui, no blog “Conectar”. 

O PROJETO

Ao longo dos três anos em que a disciplina é aplicada, houve uma evolução nas características dos projetos de intervenção: novas mídias foram escolhidas, temas diferentes foram trabalhados e públicos cada vez mais diversos foram escolhidos pelos discentes. 

Diante disso, a aluna Maria Eduarda Kato realizou o projeto “Blog ‘Conectar’: uma reflexão epistemológica sobre a evolução dos projetos de intervenção realizados por alunos do 8º termo de Jornalismo”. O trabalho propõe, por meio da teoria da Educomunicação, aplicado na área da reflexão epistemológica, uma análise geral dos 91 projetos apresentados aqui no blog “Conectar”. Além disso, a estudante também reformulou a plataforma que havia sido criada em 2017.

TEORIA DE EDUCOMUNICAÇÃO 

Os campos da Comunicação e da Educação se cruzam em diversos momentos, sendo a teoria de Educomunicação um deles. Por meio dela, as duas áreas se encontram e tornam-se capazes de desenvolver sistemas comunicativos dentro de ambientes educativos. 

Mas, para atingir o objetivo da Educomunicação, é necessário, primeiramente, trilhar caminhos para ingressar nas práticas educomunicativas. Estes caminhos se dão por meio das "áreas de intervenção", que classificam-se em seis tipos: (1) a educação para a comunicação, (2) a expressão comunicativa através das artes, (3) a mediação tecnológica nos espaços educativos, (4) a pedagogia da educação, (5) a gestão da comunicação nos espaços educativos e (6) a reflexão epistemológica.

O projeto da aluna Maria Eduarda Kato foi aplicado por meio da última área de intervenção citada, a reflexão epistemológica, que busca estudar o próprio fenômeno do encontro entre educação e comunicação com foco na coerência entre teoria e prática.

Tendo em vista que a discussão sobre tal fenômeno é recente, uma reflexão epistemológica como esta ajuda garantir que a teoria e a prática estão sendo aplicadas de forma coerente pelos alunos do 8º termo em seus trabalhos. Além disso, a análise proporcionou um balanço dos tipos de projeto que foram desenvolvidos ao longo dos três anos, o que possibilitou uma visão sobre as tendências, novas mídias e novas possibilidades de aplicação.

RESULTADOS 

O projeto “Blog ‘Conectar’: uma reflexão epistemológica sobre a evolução dos projetos de intervenção realizados por alunos do 8º termo de Jornalismo” foi realizado a partir da análise de cada um dos posts deste blog. A futura jornalista criou três tabelas, uma para cada ano (2017, 2018 e 209), onde colocou as mídias utilizadas nos projetos daquele ano e a quantidade de trabalhos que utilizou tal mídia. Diante disso, chegou aos seguintes números:

2017

34 PROJETOS POSTADOS

RÁDIO

5

CINEMA

7

FOTOGRAFIA

8

AUDIOVISUAL

5

TELEJORNAL

1

ONLINE

2

JORNAL MURAL

1

POESIA

1

ENTREVISTA COLETIVA

1

BLOG

2

FACEBOOK

1


2018

16 PROJETOS POSTADOS

FOTOGRAFIA

4

GESTÃO COMUNICAÇÃO INTERNA - REDES SOCIAIS

1

GESTÃO COMUNICAÇÃO INTERNA

1

CINEMA

1

REDES SOCIAIS

2

AUDIOVISUAL

2

ARTES

1

WEB RÁDIO

1

BLOG

1

ARTIGO DE OPINIÃO

1

PRODUÇÃO MIDIÁTICA

1



2019

39 PROJETOS POSTADOS

FOTOGRAFIA

10

BLOG

4

REDES SOCIAIS

4

YOUTUBE

1

INSTAGRAM

1

FACEBOOK

3

PODCAST

5

RÁDIO

2

TEATRO

1

POESIA

1

AUDIOVISUAL

6

JORNAL FALADO

1


A partir deste balanço, algumas características destacaram-se. Neste ano, o podcast foi utilizado pela primeira vez como mídia nos projetos e já apareceu em seis deles. Tratando-se de uma nova mídia que está em alta, os projetos de 2019 tornam-se reflexo do “ano do podcast”, segundo pesquisa da agência Volt Data Lab. (https://www.voltdata.info/conteudo/2019/estatsticas-de-podcasts)

Outro ponto que chamou atenção foi o uso da fotografia, sendo a mídia mais utilizada nos três anos: oito vezes entre os 34 de 2017, quatro vezes entre os 16 de 2018 e 10 vezes entre os 39 de 2019. 

Além disso, o crescente uso de redes sociais também refletiu de forma expressiva nos projetos de intervenção deste ano. Em 2017, a mídia não apareceu. Já em 2018, esteve presente em dois dos 16 projetos produzidos, por meio do Facebook. Em 2019, nove dos 39 projetos utilizaram as redes sociais como mídia e novas plataformas surgiram, como o Instagram (IGTV) e o Youtube. 

___________________________________________________________________________________

Nome do projeto: "Blog Conectar: uma reflexão epistemológica sobre a evolução dos projetos de intervenção realizados por alunos do 8º termo de Jornalismo"

Ano: 2019

Autor: Maria Eduarda Kato

Solicite a peça teórica do projeto: thaisa@unoeste.br

Comentários