PROJETO DE INTERVENÇÃO REALIZA DEBATE E UTILIZA COMO MEDIAÇÃO A PLATAFORMA DO YOUTUBE

Os jovens durante as apresentações dos vídeos (foto: Julhia Marquetti)

Em um mundo onde a tecnologia está cada vez mais presente, principalmente através celular, que facilita a produção de conteúdo e o consumo de informações por parte dos usuários, a aluna do 8º termo de jornalismo Julhia Marquetti , escolheu um grupo de jovens aprendizes de 16 a 22 anos, do programa de capacitação da empresa CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), que são realizados na FAPEPE (Faculdade de Presidente Prudente), para desenvolver  seu projeto de intervenção – “A Importância da Saúde Mental: Uso do Canal do Youtube como Ferramenta de Educomunicação na Fomentação do Pensamento Crítico de Jovens Aprendizes”

A estudante conta que através dos conceitos teóricos trabalhados s durante as aulas da disciplina Educomunicação, orientada pela professora e doutora Thaisa Bacco,  entendeu que  a importância do conhecimento sobre a mídia e as formas como podem ser aplicadas na educação e, assim promover um  dialogo,  formas de expressão, construção do pensamento crítico e o desenvolvimento da cidadania na sociedade. 

A base do projeto foi a Mediação Tecnológica na Educação e assim mídia escolhida por Julhia foi a plataforma do Youtube como meio de aprendizado para abordar temas de relevância social, neste caso sobre a saúde mental, por se tratar de um grupo que  busca os estudos, mas acabam deixando de lado própria  saúde emocional. 

Os encontros ocorreram, às quarta-feiras, das 13h30 às 17h30, onde Marquetti que para as analises e os debate  escolheu três temas sendo: Depressão,  ansiedade e a autoestima. Para isto trabalhou com os vídeos:  “08 sinais de que você está com depressão” (hiperlink - https://www.youtube.com/watch?v=csxQezF5uU0&t=13s), “Diário de um ansioso #04: Não romantizem a ansiedade”(hiperlink - https://www.youtube.com/watch?v=muR1VK3Msy0)  e “Amor Próprio e Autoestima”(hiperlink - https://www.youtube.com/watch?v=BLrSJ4PFq6M&t=22s)  , do canal do escritor e publicitário Frederico Elboni. 

A estudante ainda ressalta que o objetivo principal foi fomentar o pensamento crítico mediante as próprias situações vivenciadas pelos  participantes  e com isso consequentemente gerar a reflexão se aquilo realmente faz bem para eles. 

Durante o projeto contou com um momento de reflexão após a apresentações dos vídeos e foi guiado pela psicóloga Luciana Cevada, que ressalta: “ A escolha dos temas foi de extrema importância, vendo que os problemas estão presentes na maioria dos jovens e que, apesar de novos, tem que saber lidar com muitas emoções ao mesmo tempo”

Em depoimento o jovem e participante Pedro Lucas fala que em geral, os três temas o ajudaram bastante. “Tive mais identificação com o último. Sou grato por ter "me aberto os olhos". 

Por Julhia aponta que o resultado foi bastante positivo, pois os jovens entenderam a proposta e procuraram ajuda. “Eles passavam por isso, sabiam que existiam, mas não tinham abertura para conversar sobre”, finalizou. 

_____________________________________________________________

Nome do projeto: "A importância da saúde mental: uso do canal “Fred Elboni” como ferramenta de educomunicação na fomentação do pensamento crítico de jovens aprendizes"

Ano: 2019

Autor: Julhia Pereira

Solicite a peça teórica do projeto: thaisa@unoeste.br

Comentários