Projeto de Jornalismo movimenta escola de Santo Anastácio
Muitos jovens utilizam a internet como meio de se entreter, mas já pensou em utilizá-la para informar os seus colegas? Foi isso o que aconteceu com as alunas Maria Júlia Coutinho, Jéssica Gabrielle de Souza, Aymê Fidellis, Emanuelle Isquerddo Ribeiro, elas puderam aprender sobre a web 2.0 ao participarem de um projeto de intervenção da estudante de Jornalismo, Elisama Reis.
A ideia inicial do projeto era a criação de um blog, onde as alunas podiam fazer textos jornalísticos para serem publicados, porém, o trabalho foi crescendo e a ideia de fazer um canal no YouTube e criar uma página no Facebook surgiu por parte das próprias alunas. A estudante Emanuelle Isquerddo Ribeiro, que pensa em cursar Jornalismo, sempre incentivava os colegas a participarem das oficinas e realizar as atividades propostas.
A graduanda em Jornalismo, Elisama Reis teve a ideia de realizar a intervenção no colégio por causa da proximidade que já tinha com a instituição e pela abertura dada pela diretora. Para os encontros, que aconteciam uma vez por semana, ela preparou oficinas de teoria da comunicação, como elaborar um texto jornalístico e como produzir uma pauta.
De acordo com Elisama, o projeto surgiu através de uma disciplina estudada na Faculdade de Jornalismo de Presidente Prudente (Facopp), chamada Comunicação e Educação, onde se aprende sobre as diversas áreas de intervenção em que um educador pode atuar, o projeto teve como foco central a produção midiática a serviço da educação, que busca com que os alunos possam utilizar as mídias como forma de educação.
Para Elisama, uma das maiores dificuldades foi manter os alunos interessados no trabalho, pois como era uma atividade extracurricular, não valia nota.
Segundo a coordenadora-pedagógica Ágatha Isquerddo, o projeto foi muito importante para a comunicação das próprias alunas, pois elas conseguiram se comunicar de uma forma melhor. Ela ainda ressalta que não existe outro projeto do tipo no município e que irá inscrever o trabalho a Rede de Ensino, para competir com projetos de todo o Brasil.
___________________________________________________________________________________
Nome do projeto: "Ferramentas da web 2.0 como atividades extracurriculares: a Educomunicação em uma escola da rede privada de Santo Anastácio (SP)"
Ano: 2018
Autor: Elisama Reis
Solicite a peça teórica do projeto: thaisa@unoeste.br
Comentários
Postar um comentário