Projeto de Educomunicação leva conhecimento sobre fotografia para crianças carentes do Lar Santa Filomena

 O projeto intitulado “Educomunicação: oficina fotográfica para jovens do Lar Santa Filomena em Presidente Prudente – SP”, realizado pelo aluno de jornalismo Lucas Foster, mostrou um olhar diferente sobre a entidade. É que o projeto integrou a prática da fotografia com crianças de 13 a 14 anos para mostrar o que eles gostavam do local e registrar suas visões por meio das imagens. As oficinas aconteceram no mês de abril deste ano e o resultado é uma exposição, que ocorre nos dias 8 e 9 de junho, na festa junina do Lar, no próprio estabelecimento.

A práticas de Educomunicação são recentes no mundo do jornalismo. Elas consistem em levar qualquer recurso de mídia, seja fotografia ou vídeo, por exemplo, para dentro de salas de aula e ensinar, por meio delas, com mais eficiência, qualquer conteúdo existente. Através disso, os envolvidos na aprendizagem, conseguem assimilar com mais facilidade e envolvimento, os temas abordados.

Neste projeto, Foster fez seu planejamento e, na primeira etapa, apresentou sua ideia para a diretoria do Lar, quando foi apresentado à turma que iria fazer as oficinas. Oito alunos ficaram envolvidos na atividade que abordou técnicas de fotografia e sua história no Brasil e no mundo, para depois, colocarem em prática. Todas as fotografias foram feitas por aparelhos celulares, ao total, mais de 100 foram produzidas e escolhidas 16 para a exposição, ou seja, duas por aluno. Esta seleção realizou-se em conjunto onde todos participaram da eleição das imagens, juntamente com Foster, e posteriormente foram desenvolvidas legendas e títulos para cada uma.

Foster escolheu o Lar por ter mais familiaridade com o local e por gostar de crianças. A fotografia já vinha sendo aprimorada por ele há um ano e seu interesse por ela só aumentou. Ele conta que apesar da realidade dessas crianças ser difícil, o Lar as acolhe muito bem. “É como se fosse uma segunda casa para elas”.  Ele fala que, ao terminar o trabalho, as crianças envolvidas tinha desejo de continuar as atividades. “Elas gostaram”.

A assistente social da entidade, Heloisa Gomes, fala da importância do projeto para o profissionalismo das crianças, para quem sabe, num futuro, utilizarem dessas técnicas em uma atividade fotográfica. “Sabendo que a tecnologia faz parte do cotidiano das crianças e adolescentes e, inclusive do nosso, achei a ideia exemplar, pois pôde mostrar aos adolescentes que participaram deste projeto, conseguem fazer o uso do celular para tirar fotos extraordinárias”.

___________________________________________________________________________________

Nome do projeto: "Educomunicação: oficina fotográfica para jovens do Lar Santa Filomena em Presidente Prudente – SP"

Ano: 2018

Autor: Lucas Foster

Solicite a peça teórica do projeto: thaisa@unoeste.br

Comentários