Projeto de educomunicação desperta interesse de jovens pelo fotojornalismo
Desenvolvido no espaço de uma igreja, localizada na região periférica de Presidente Prudente, o projeto de intervenção realizado pelo aluno do 8º termo de jornalismo, Paulo Taroco reuniu, pelo período de dois meses, cinco pessoas em uma iniciativa de cunho educomunicativo vinculado ao fotojornalismo.
Usando a linha de intervenção “Mediação Tecnológica nos meios educativos”, Paulo buscou despertar nos assistidos, a criatividade e registrá-las em um Momento Único, nome que, ao final, foi adotado como título do projeto. A ideia era aproximar o pessoal que frequenta o ambiente ao conhecimento critico e reflexivo passado pelas imagens fotográficas.
Durante os encontros, que eram realizados aos sábados, o grupo pôde discutir técnicas de fotografia, como enquadramento, iluminação e planos. Após as teorias, os jovens participantes deram início a parte prática. Nesta, eles fotografaram aquilo que consideravam importante. No começo, Paulo admite que os alunos tiveram uma certa dificuldade com o equipamento, mas o motivo disso pode ser o fato de não terem familiaridade com as câmeras. Paulo cita um dos momentos que mais lhe chamou atenção. “Eu estava sentado, enquanto um dos participantes fazia fotos, nisto, um deles que já tinha terminado a tarefa, se aproximou de mim e ficou curioso com o meu notebook. Em seguida, vários outros, despertados pela mesma curiosidade se aproximaram de mim. Todos querendo aprender”, cita.
Apesar de ter concluído com êxito o projeto, Paulo conta uma das dificuldades encontradas no decorrer dos encontros. “Em um dos sábados que já tinha nosso encontro marcado, tive que mudar o horário, pois os participantes tiveram uma partida de futebol”. Para sanar o problema, Paulo mudou o horário e foi no período da manhã instruir os participantes.
Apesar do ocorrido, o projeto seguiu em frente e, no dia 12 de maio de 2018, uma exposição com 45 fotografias foi produzida pelo grupo. As imagens ficaram coladas em um painel de sete metros para serem vistas por todos que ali passavam.
O aluno que está prestes a concluir sua primeira graduação aponta com entusiasmo o porquê de o projeto ser simbólico para ele. “foi a primeira vez que fiz algo desse gênero e, por meio dele, descobri que a necessidade de iniciativas educomunicativas existe. Há uma carência nesse sentido e a demanda se faz presente”, finaliza.
___________________________________________________________________________________
Nome do projeto: "Momento único: prática educomunicativa para retratar por meio do fotojornalismo a rotina do Projeto Despertar"
Ano: 2018
Autor: Paulo Taroco
Solicite a peça teórica do projeto: thaisa@unoeste.br
Comentários
Postar um comentário