Projeto de Comunicação e Educação ensina novo gênero para alunos bernardenses
Os alunos do quinto ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Sylas Gedeão Coutinho de Presidente Bernardes, participaram no dia 19 de abril do projeto de comunicação e educação, aplicado pelo estudante do oitavo termo de jornalismo, Guilherme Gallego.
A ideia foi apresentada no dia 12 de abril para a diretora Célia Ghizzi, onde os principais objetivos do projeto foram explicados e muito bem aceitos. “É uma oportunidade de ensinar assuntos novos para os alunos, eu espero que todos eles se dediquem”, afirma a diretora Célia.
A expressão por meio das artes foi escolhida como intervenção do projeto. No entanto o estudante Guilherme Gallego, 21, resolveu ensinar os alunos a desenvolverem desenhos relacionados ao gênero charge. “Eu sempre gostei de desenhar, e quando soube que poderia ensinar para esses alunos um pouco do gênero, não pensei duas vezes”, diz Guilherme.
O gênero charge foi apresentado em aula para os alunos das três salas do quinto ano (5º A, B e C), e segundo Guilherme, os alunos tiveram no início um pouco de dificuldade em aprender por ser um gênero que se trata não apenas de desenho, como também de ideias e interpretações.
No dia 24 de abril, os alunos orientados pelo Guilherme e pela professora Josiane Pinheiro desenvolveram exatamente 68 desenhos em sala de aula. De acordo com Josiane, os alunos tiveram ideias acima do esperado pela idade deles. Muitos temas sobre violência e política, e outros muito interessantes.
Para a direção, o projeto foi importante não somente para os alunos, mas também para o educador que aprendeu juntamente com as crianças a desenvolver o trabalho. Em outubro desse ano será realizado uma amostra pedagógica para os pais dos alunos da escola, e de acordo com a diretora Célia, as charges e o projeto serão apresentados para todos os presentes no evento.
___________________________________________________________________________________
Nome do projeto: "Mídia-educação: charge como ferramenta de aprendizado na sala de aula"
Ano: 2018
Autor: Guilherme Gallego
Solicite a peça teórica do projeto: thaisa@unoeste.br
Comentários
Postar um comentário