Experiência educomunicativa: Uma prática de gestão da comunicação em uma empresa do setor privado
No dia 23/05, foi realizado na Facopp 2º Colóquio de Comunicação e Educação, onde a partir dos ensinamentos de Educomunicação a aluna Maria Júlia Meyer apresentou o projeto realizado com um grupo de oito pessoas da empresa Vida Verde do centro de Presidente Prudente, local de trabalho da própria aluna.
Foram realizados ao todo quatro encontros com o grupo com o foco de potencializar recursos de comunicação internos e favorecer o profissionalismo e a ética dentro da empresa, e assim, melhorar a comunicação entre todos os professionais da Vida Verde. Os encontros foram realizados no mês de abril e maio.
Na primeira reunião realizada com os participantes, a acadêmica discorreu sobre democracia e ética na comunicação, visando assim, aprofundar o grupo com base no seu tema. Já no segundo encontro, Meyer listou os meios de comunicação que a empresa possui e que poderiam ser usados com mais eficiência durante o horário de trabalho.
De acordo com Meyer este encontro foi muito importante, pois o aprendiz Murilo Costa Sanches, funcionário da empresa, já tinha a ideia de por em prática outro sistema de comunicação na empresa, e a partir da reunião realizada, ele conseguiu ter ideias e assim, desenvolver um sistema interno que funcionasse sem o uso da internet. Sistema que está sendo usado até hoje.
Segundo Murilo, “Foi gratificante compartilhar e conversar sobre as pessoas que trabalhamos diariamente, nos ajudou a entender cada papel de uma maneira mais clara e compreender melhor cada informação”.
No terceiro encontro, foi conversado sobre clareza na comunicação. Os sócios da empresa que estavam em São Paulo, participaram da reunião via chamada de vídeo do WhatsApp. E no quarto e último encontro, um cartaz foi desenvolvido por todos, e nele, inserido todas as palavras chaves do grupo durante a rotina de trabalho.
Já a participante Nathalia Ramos, afirma que sobre os encontros, eles deveriam ser feitos pelo menos uma vez por mês. “Foi de grande valia a comunicação entre os funcionários, de maneira mais informal, o que permitiu uma liberdade maior e consequentemente a exposição de alguns fatores que talvez já incomodavam na empresa mas não era discutido nas reuniões formais. A troca de experiências entre os funcionários de diferentes setores, também permitiu uma nova visão entre os mesmos. Essa visão que fez entender e se posicionar no lugar do outro, conhecendo assim a dificuldade de cada um encontrada no dia a dia. Dificuldade essa, que as vezes não era compreendida por alguns.
De acordo com a mediadora do projeto Maria Júlia, o trabalho realizado foi um sucesso. “Eu já tinha a intenção de fazer um projeto como esse na minha rotina de trabalho, porém, nunca tive a iniciativa própria e a oportunidade de fazer. Então para mim foi como realizar um sonho e concretizar uma ideia e por em prática todos os conceitos trabalhos no curso de jornalismo”, finaliza Maria.
___________________________________________________________________________________
Nome do projeto: "Experiência educomunicativa: Uma prática de gestão da comunicação em uma empresa do setor privado de Prudente"
Ano: 2018
Autor: Maria Júlia Meyer
Solicite a peça teórica do projeto: thaisa@unoeste.br
Comentários
Postar um comentário