Alunos da rede pública de Pirapozinho contam história do teatro por meio do stop motion

 Os alunos do quarto ano de uma escola pública de Pirapozinho (SP), nos meses de outubro e novembro passaram por uma experiência diferente em relação ao conteúdo que é trabalhado em salas de aula.

A aluna Raquel Siqueira, do 8º termo de Jornalismo da Faculdade de Comunicação Social de Presidente Prudente (Facopp), fez o uso do Stop Motion para contar a história do teatro.

No início do projeto, Raquel capacitou um professor de ensino fundamental para que ele usasse as mídias dentro da sala de aula. Com essa capacitação, os alunos tiveram uma aula sobre o que é o stop motion e filmes de identificação.

Após essa fase, a sala foi dividida em grupos para criar parte da história do teatro. Logo após, os alunos escreveram o roteiro e organizaram as fotos para edição que foi feita pelo professor.

Alunos na Produção do Stop Motion na escola pública de Pirapozinho     Foto: Raquel Siqueira

Segundo Raquel, com o passar dos dias, os alunos foram se interessando cada vez mais: “No começo foi difícil, os estudantes estavam muito tímidos e não sabiam realmente qual o intuito do projeto. Depois de alguns encontros eles foram se soltando. A maior dificuldade que eu vi foi na questão do professor trabalhar com uma turma grande, mas, no final deu tudo certo”, afirma.

O que é o stop motion?

É uma técnica que utiliza a sequência de fotografias diferentes do mesmo objeto para simular seu movimento. Geralmente essas fotos são tiradas de um mesmo ponto, com o objeto sofrendo uma leve mudança de lugar, o que dá a impressão da mudança de lugar.

___________________________________________________________________________________

Nome do projeto: "Uso do stop motion na escola: experiência mídia-educativa na formação docente na rede pública de Pirapozinho (SP)"

Ano: 2017

Autor: Raquel Silveira

Solicite a peça teórica do projeto: thaisa@unoeste.br

Comentários